SÍNDROME DO TÚNEL DO CARPO (STC)

Doença que acomete principalmente mulheres na faixa etária de 40 a 60 anos relacionada com atividades diárias que envolvam movimentos repetitivos das mãos ou vibrações e pode estar presente uni ou bilateral. Pacientes que possuem o hábito de dormir com o punho em flexão máxima também podem apresentar as queixas da STC.

Sintomas:
  • Dormência nos dedos face palmar (1º, 2º, 3º e face radial 4º dedo)
  • Dor noturna de maior intensidade
  • Fraqueza na mão com queda de objetos leves (copos, pratos...)
  • Atrofia da musculatura palmar
  • Sensação de choque para os dedos a digito percussão do punho pelo examinador
Diagnóstico:
A queixa do paciente associada ao exame físico permite ao especialista o diagnóstico desta lesão, possibilitando o início precoce do seu tratamento e com auxilio de exames complementares, avaliarmos o nível de comprometimento, como a eletroneuromiografia (ENMG)
Tratamento:
Quando diagnosticado precocemente, o tratamento conservador apresenta bons resultados com fisioterapia, anti-inflamatórios e utilização de órtese rígida no punho acometido.

Em casos sem melhora após tratamento conservador, a abordagem cirúrgica terá como intuito a descompressão do nervo mediano ao nível do punho, mas vale salientar que em casos crônicos há a possibilidade de permanência da queixa, apesar do tratamento bem realizado.

Dr Marcelo Zerbetto

Médico ortopedista e traumatologista com especialização em quadril pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Realizei minha formação médica e especialização em Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).
Sou membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Atualmente realizo atendimentos e cirurgias no Vale do Paraíba e na cidade de São Paulo.


AGENDAR CONSULTA
×