DEDO EM GATILHO

Este nome origina-se do aspecto do dedo semelhante a um gatilho quando o paciente tenta realizar a extensão do dedo acometido. A doença é uma tenossinovite estenosante dos tendões flexores dos dedos, podendo acometer um ou mais dedos e uni ou bilateral. Em sua maioria acomete mulheres na gravidez, no puerpério ou na menopausa com acometimento do polegar, seguido do dedo médio e anular em ordem decrescente.

Sintomas:
  • Desconforto na palma da mão próximo à base dos dedos
  • Dor local
  • Dificuldade para flexo-extensão dos dedos
  • Sensação de nódulo na área acometida
Diagnóstico:
O exame físico é a principal ferramenta diagnóstica, mas em casos de dúvidas a Ultrassonografia permite a confirmação do caso.
Tratamento:
O tratamento mais indicado leva em consideração o tempo de acometimento e o grau de limitação gerada pela lesão.

Em casos leves, o repouso na mão acometida associado a anti-inflamatório, gelo local e massagem auxiliam na melhora do edema, mas os casos graves necessitam de medidas mais invasivas.

Estas medidas variam desde infiltrações locais de corticoides, liberação percutânea do túnel osteofibroso ou liberação cirúrgica mais ampla.

Dr Marcelo Zerbetto

Médico ortopedista e traumatologista com especialização em quadril pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Realizei minha formação médica e especialização em Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).
Sou membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Atualmente realizo atendimentos e cirurgias no Vale do Paraíba e na cidade de São Paulo.