PUBALGIA

Esta patologia acomete frequentemente atletas masculinos e em menor frequência mulheres. Define-se como uma inflamação da sínfise púbica e dos tendões do músculo reto abdominal e adutores.

Sintomas:
Dor ao nível do púbis (parte inferior do abdômen) que pode irradiar para a região genital ou região medial das coxas e surge principalmente durante esforço físico.
Diagnóstico:
A pubalgia possui alguns diagnósticos diferenciais que devem ser descartados durante a sua investigação. Desta forma, os exames normalmente solicitados são:

• Ressonância Magnética da sínfise púbica
  • Ressonância Magnética do quadril
  • USG inguinal
Tratamento:
Como a pubalgia é uma doença com a intensificação da dor ao esforço físico, inicialmente recomenda-se repouso e anti-inflamatórios com o intuito de diminuir a inflamação local e controlar a dor. Posteriormente, a fisioterapia será de grande importância para reequilibrar as forças do conjunto de músculos que compõem o CORE (lombar-pelve-abdômen-períneo-quadril), tratamento que demanda tempo e dedicação do paciente, por ser um tratamento longo.

Nos casos sem o sucesso desejado com o tratamento clínico, a cirurgia torna-se uma indicação, buscando-se o equilíbrio muscular do reto abdominal e dos adutores.

Dr Marcelo Zerbetto

Médico ortopedista e traumatologista com especialização em quadril pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Realizei minha formação médica e especialização em Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).
Sou membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Atualmente realizo atendimentos e cirurgias no Vale do Paraíba e na cidade de São Paulo.