EPICONDILITE LATERAL (COTOVELO DO TENISTA)

Lesão frequentemente encontrada em tenistas, mas também em outros grupos de pessoas com atividades laborais que envolvam repetidamente a extensão do punho. A musculatura da região dorsal do antebraço (responsável pela extensão dos punhos e dedos) tem como origem o epicôndilo lateral, protuberância óssea na região lateral do cotovelo, local em que surge esta doença, uma inflamação dos tendões e degeneração destes (micro lesões).

Sintomas:
  • Dor na região lateral do cotovelo
  • Edema local
  • Dificuldade para estender punho e dedos
  • Irradiação para antebraço
Diagnóstico:
A queixa do paciente e a localização são importantes indicativos desta lesão e o exame físico possui testes específicos (Teste de Cozen e Teste de Miles) que gerarão um estresse temporário nestes tendões.

Exames de imagem como USG e RNM confirmarão o comprometimento dos tendões e o grau de lesão, enquanto a Radiografia pode descartar outras lesões ósseas locais.

Tratamento:
Em casos de epicondilite lateral, sem tratamento prévio, o tratamento conservador é o mais indicado, envolvendo a utilização de analgésicos e anti-inflamatórios, fisioterapia, compressas geladas locais e repouso deste membro.

Quando o tratamento conservador não apresenta melhora satisfatória, o tratamento cirúrgico torna-se uma opção com ressecção do tecido degenerado. Após o procedimento, a fisioterapia focará na reabilitação deste membro e fortalecimento, para evitar novas lesões.

Dr Marcelo Zerbetto

Médico ortopedista e traumatologista com especialização em quadril pelo Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo (USP). Realizei minha formação médica e especialização em Ortopedia e Traumatologia na Faculdade de Medicina de Botucatu (UNESP).
Sou membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT).
Atualmente realizo atendimentos e cirurgias no Vale do Paraíba e na cidade de São Paulo.


AGENDAR CONSULTA
×